Terminologia Aceita
Se você vai aceitar o desafio, você tem muito a aprender. Para começar, você precisa ser cuidadoso com o que diz e com quem está ao seu redor quando fala. Alguns termos são aceitos comumente como retórica padrão. Usá-los demonstra sua lealdade à União. Não é propaganda. É a verdade.
A Torre de Marfim
- Uma aliança de acadêmicos, burocratas e servos dentro da NOM;
- A predecessora da NOM, formada durante a Era Vitoriana.
Amálgama
Um grupo de Tecnocratas, organizado para realizar uma missão ou séries de missões de campo; também conhecidos como “equipe de ataque”. Na retórica mística, uma “cabala”.
Anomalia
Qualquer manifestação física ou dimensional aparente que não se comporta de acordo com as leis aceitas da ciência.
Anti-Herói
- Um indivíduo que precisa agir secretamente fora dos parâmetros de uma missão a fim de cumpri-la;
- Um agente transgressor que desobedece aos ditames de seus superiores e trai seu amálgama, assim sabotando a missão.
Aparato
Um aparelho ou processo tecnológico usado para focalizar Procedimentos avançados. Na terminologia mística, um “foco”.
Aprimoramento
Uma modificação biológica, tanto pela tecnologia cibernética quanto pela engenhengenharia. Um operativo com esse tipo de alteração é um Aprimorado.
Capacitação
A percepção de que a mente verdadeiramente Iluminada tem o poder para efetuar mudanças e para alterar o curso da própria realidade. Em termos místicos, “Despertar”.
Célula
Um amálgama particularmente ligado por fortes laços de amizade, escolhido por compatibilidade e designado para operações delicadas. Comum no Projeto Invictus.
Central de Expedição
Uma fachada mundana para operações Tecnocratas.
Cidadão
Um empregado não-Iluminado da Tecnocracia. Agentes arrogantes ou mal-humorados os chamam de proletários.
Cidadão Extraordinário
Um cidadão ou empregado que, embora carente de Iluminação verdadeira, é capaz de compreender uma certa medida de Ciência Inspirada e de usar certos instrumentos e Procedimentos.
Ciência Inspiracional
A habilidade para compreender e dominar a metafísica avançada e utilizar teorias hipertecnológicas. Em linguagem mística, “tecnomágica”. Também chamada de Ciência Inspirada ou Iluminada.
Ciência Dimensional
Uma disciplina especial dos Engenheiros do Vácuo; permite que os operativos viajem para reinos de realidade não padrão (sub-dimensões) e nos defendam de ataques alienígenas.
Colônia
Um reino isolado dentro do Universo Profundo, onde os Tecnocratas podem se desconectar da realidade local, manipulando-a para o bem comum. Alguns agentes são educados ou treinados dentro desses reinos. Também chamado de Cooperativa do Horizonte.
Condicionamento Social
- Um método de influência mental usado para assegurar a lealdade de um agente;
- Um sistema de condicionamento que garante que um proletário irá completar uma missão dentro de parâmetros aceitáveis;
- Uma forma de punição usada para modificar o comportamento de um Transgressor da Realidade.
Consenso
A Realidade como é definida pela maioria dos humanos não-Iluminados na Terra; os Transgressores da Realidade agem em desacordo com a realidade consensual.
Constructo
- Uma base de operações usada pela Tecnocracia;
- Um humanóide criado por bioengenharia ou genengenharia por meios artificiais (assexuais).
Convenção
Uma das cinco alianças que servem aos objetivos maiores da Tecnocracia (isto é, os Progenitores, o Sindicato, a Iteração X, a NOM e os Engenheiros do Vácuo).
Crimes contra a Realidade
Atividades paranormais que vitimam as Massas e questionam a realidade consensual.
Cronograma, o
Um programa amplo fixado pelo Círculo Interno, expressando os objetivos da Tecnocracia para os próximos cinquenta anos. Costuma ser documentado internamente e definido a cada 15 anos.
Efeito do Paradoxo, o
Flutuação da realidade causada por mudanças extremas na tapeçaria da metafísica ou por um abalo psicológico das Massas. Uma vez disparado, o Efeito do Paradoxo pode provocar enormes quantidades de dano pessoal e colateral.
Eidolon
O sonho simbólico da Genialidade interior, que inspira um Tecnocrata a coisas maiores. Em termos místicos, a “Essência”.
Especialista em Recuperação de Dados
Um espião.
Força Primordial
A “pedra fundamental” que repousa no coração da realidade material; atada por correntes metafísicas, ela abastece as ciências avançadas, a despeito de estar sendo abusada e corrompida por cultos supersticiosos. Também chamada de Essência Primordial ou Energia Primordial.
Genengenharia
Manipulação genética avançada, frequentemente utilizada para melhorar organismos ou adaptá-los para novos ambientes.
Genialidade
O lampejo de inspiração indefinível que permite a um Tecnocrata compreender conceitos e ciência hipertecnológicas. Em termos místicos, o “Avatar”.
HIT Mark
- Um tipo específico de policial da Iteração X que pode portar armas tecnológicas implantadas, normalmente despachados como uma medida de última instância;
- Uma máquina pesada de matar, carente de sutileza ou autocontrole.
Horizonte
Um plano real de descrença que envolve o mundo, isolando o Mundo Real dos terrores do Universo Profundo.
Iluminação
- Autoconhecimento, o conhecimento de que tecnologia significa poder e a capacidade para a Ciência Inspirada e a hipertecnologia; quanto maior sua Iluminação, maior seu valor para a União Tecnocrata;
- A habilidade para traduzir lógica em realidade. Uma pessoa não-Iluminada não pode fazer nenhum desses. Ver Genialidade.
Influência Sutil
Hipertecnologia ou Procedimentos usados de forma a influenciar a crença comum.
Influência
Manipulação de um dos nove reinos padronizados da Ciência Inspirada (por exemplo, influência da Mente, influência da Ciência Dimensional, influência Primordial, etc.). Também significa poder social (por exemplo, influência dentro do Senado Federal).
INU
Identificação Nominal Universal, normalmente consistindo tanto de duas letras e uma cadeia numérica (por exemplo, AT311), um código binário (por exemplo, 1001001) ou, em circunstâncias mais extremas, um fragmento de código genético.
Instrumento
Um aparato hipertecnológico, de tecnologia realmente superior, usado para agentes dotados de Iluminação suficiente.
Linhas de Frente
Termo usado para definir um mundo específico, habitado por quatro bilhões de humanos e incontáveis Transgressores da Realidade, patrulhado por amálgamas, rodeado pelo Horizonte e defendido contra as ameaças da Grande Profundeza (ou seja, a Terra).
Massas
O conjunto de humanos não-Iluminados que definem coletivamente a realidade.
Metodologia
- Uma aliança de Tecnocratas, estabelecida dentro de uma Convenção para pesquisar perícias, ciências e desenvolver tarefas específicas;
- Um paradigma aceito por membros de um grupo e aperfeiçoado dentro daquele grupo.
Não-Iluminados, os
A Humanidade, as Massas; humanos sem a capacidade de trabalhar a vontade nem para a Ciência Inspirada.
Operativo
Com “O” maiúsculo: um representante Iluminado da Nova Ordem Mundial que trabalha em amálgamas. Com “o” minúsculo: um termo genérico para qualquer empregado da União.
Ordem da Razão, a
Uma sociedade secreta de filósofos-cientistas, fundada em 1325 e estabelecida para preservar a ciência e a razão ao mesmo tempo em que elimina o caos, doenças e superstições.
Preceitos de Damian, os
As seis metas principais da Tecnocracia, conforme estabelecido no final do século XIX.
Primum
Uma liga secreta de metal hiper-avançado criada por instrumentos cibertecnológicos; também utilizado para defesa contra artífices da vontade transgressores.
Procedimento
Uma aplicação comum da Ciência Inspirada, normalmente padronizado por agentes Iluminados por sua Metodologia. Em termos místicos, uma “rotina”.
Processado
Condição ao aceitar a Vontade Coletiva da Tecnocracia.
Processamento
Uma série de procedimentos tecnológicos usados para focalizar a força de vontade.
Professor do Sono
Um instrumento usado para programar rapidamente a mente de um agente com informações.
Quintessência
Um termo antiquado que descreve as Forças Primordiais de energia invisível.
Simplósio
Uma assembleia que dita as atividades da União em uma cidade ou uma área geográfica restrita.
Supervisor
Um representante de um Simplósio, responsável por guiar os amálgamas em missões de campo. Cada missão pode ter um Supervisor de equipe diferente.
Tecnocrata
Com “T” maiúsculo: a União Tecnocrata; a forma moderna da Ordem da Razão; uma aliança de cientistas Iluminados, agentes e cidadãos não-Iluminados dedicados à proteção do mundo contra os Transgressores da Realidade e outros perigos.
tecnocrata
Com “t” minúsculo: 1) Qualquer sociedade governada pela elite tecnológica;
2) A influência sutil da tecnologia sobre a cultura humana.
Transgressões
Artifícios da Vontade óbvios e grosseiros, que podem ser identificados como “mágica” por observadores de fora; uma ofensa punível.
Transgressor da Realidade (ou TR)
Um praticante de transgressões e “mágicas” contra-progressivas; um “mago” que opera fora da União Tecnocrata; também um organismo “sobrenatural” que se entrega ao terrorismo parasita (um vampiro, licantropo, fada, alienígena, etc). Em resumo, um perpetrador de crimes contra a realidade.
Transgressor
Um artífice da vontade ou besta parasita que rejeita os paradigmas aceitos pela União Tecnocrata ou se extravia deles.
Universo Profundo
Os reinos além do Horizonte da Terra; as profundezas do espaço e hiperespaço, atingíveis através da Ciência Dimensional.
Vida Nova
A vida após o recrutamento; costuma envolver uma nova identidade, um novo nome e uma devoção ao tempo integral para a União Tecnocrata; fazer contato com a vida anterior é considerado uma transgressão.
Terminologia Comum
Muitos desses termos são simplesmente abreviações para terminologia ou palavrório esotérico, ou descrições de objetos ou lugares estranhos ao vernáculo Tecnocrata normal. Entretanto, alguns deles são insultos ou neologismos incomuns. Seja cuidadoso quando usar o segundo por perto de seus Supervisores ou companheiros Tecnocratas. Vigie a si mesmo, ou outros irão vigiar você! A moral é uma responsabilidade de todos.
1984
Termo usado para descrever táticas que estão fora de moda, são anacrônicas ou visivelmente obsoletas. (“Deixe disso! Isso é tão 1984!”).
A Cruzada das Sombras
Uma teoria conspiratória histórica, explicando como a Ordem da Razão infiltrou governos durante um período de 500 anos, distorcendo tudo e sua própria documentação no processo.
A Linha de Base
O Paradigma do Sindicato para a realidade, normalmente simplificado pelos agentes de fora do Sindicato como “lucro máximo, risco mínimo”.
Agente
- Um termo de distinção, usado para designar um Tecnocrata que trabalha com seu amálgama de forma plena para completar missões;
- Uma designação de subserviência, usada para descrever um Tecnocrata de baixo que executa os planos de seus superiores.
Ajuste
Termo do Sindicato para “mágica”.
Além
Os Reinos do Universo Profundo.
Anomalia Forteana
Uma manifestação de Paradoxo que desafia as leis aceitas da ciência (muitos exemplos foram catalogados por Charles Fort no começo do século XX). Um “evento Forteano” é um sinal certeiro de que o Paradoxo tem estado em ação por perto!
Autoctonia
- A fortaleza secreta da Iteração X;
- Uma ilusão coletiva que corrompe a Iteração X, normalmente envolvendo um “reino da máquina” perfeito extradimensional e um “Deus da Máquina”.
Avalon
Símbolo do ideal da Tecnocracia; no mito Arturiano, a ilha de Avalon é o local de repouso do Rei Artur e o local onde foi forjada a espada Excalibur. A despeito de ideias supersticiosas, o ideal de Avalon inspira muitos Tecnocratas a atividades honradas e misericordiosas.
Bancando o Scotty
A despeito de seu toque de “Jornadas nas Estrelas”, esta frase refere-se a substituir alguém com um clone. Inspirado pelos experimentos sucessos com ovelhas, que, ainda que primitivo, capturou a imaginação do público e pavimentou o caminho para a clonagem aberta. Também chamado de “Vestir-se de Dolly”.
Cabeça de Aço
- Um ciborgue;
- Tecnocrata teimosamente “ortodoxo”.
Cães
Termo pejorativo usado para descrever operativos da Linha de Frente; tipicamente, um cão de guarda que serve aos próprios interesses e é incapaz de ver as necessidades mais prementes de seu chefe.
Caixa Eletrônico
Um operativo aplicado do Sindicato, com conexões, interesses e iniciativa para gerar tremendas quantias de dinheiro.
Cancelado
Marcado para a exterminação pelo Sindicato.
”Chapéu Preto e Óculos Escuros”
- Um termo usado para criticar um plano que seja pouco realista ou impraticável;
- Uso grosseiro da hipertecnologia.
”Chihuahua Mutante”
Termo pejorativo dos Progenitores para um organismo geneticamente alterado que seja engraçado, mas grosseiro demais para sobreviver em campo.
Ciborgue
Um agente dotado de instrumentos tecnológicos avançados dentro de seu corpo; normalmente, embora nem sempre, um representante da Iteração X.
Convenção Mecânica
Iteração X; frequentemente considerada um insulto.
Corrida de Ratos
Os reinos miseráveis das Linhas de Frente.
Cubo de Gelo
Um assassino frio, normalmente da NOM.
Desinfetar
Transformar Força Primordial corrompida em energia pura.
”Chapado em Erg”
- Uma pessoa viciada em hipermedicamentos ou em alimentos energéticos;
- Um Tecnocrata que depende de procedimentos e instrumentos para fazer o serviço por ele.
Esforçar-se
Também chamado de “esgotar-se”, ao esforçar-se, um Tecnocrata tem a possibilidade de alcançar seus recursos internos e canalizá-los para seus procedimentos. Em termos místicos, “gastar Quintessência”.
Erg Cola
Uma bebida altamente energética e substituto alimentar.
”Estamos vendo você”
Senha fixada para lembrar um companheiro agente que ele sempre será ir à União Tecnocrata. (Derivado de um programa clássico da televisão britânica. Considerado sarcástico.)
Esterilizar
Eliminar toda a evidência física de uma anomalia, eliminando qualquer crença na manifestação que a tenha criado.
Exo
Termo insultuoso para alguém obviamente ciborgue; também Exo-Atleta e Vai-Bô.
Frankensteiniano
Um cientista, normalmente um Progenitor ou Engenheiro do Vácuo, cujas teorias e trabalhos são bárbaros demais para a tranquilidade de seus colegas. Também chamado de “Cientista Louco ou Devorador de Estrelas”. Algumas vezes usado como um adjetivo. (“Isso foi muito frankensteiniano da sua parte!”).
GAF
Qualquer armamento de mão capaz de liberar uma força incontrolável — em outras palavras, uma “Grande Arma Ferradona”.
Garotos de Preto
Termo pejorativo usado para descrever os NOM (Nova Ordem Mundial), sugerindo ideias fascistas não realistas e antiquadas. Também chamado de “HdP”, Homens de Preto
Grande Profundeza
Os reinos além do Horizonte da Terra contendo perigos inarráveis para a continuação da existência humana; o Vácuo.
Hipermedicamentos
Termo geral para drogas e medicações avançadas.
Hipertecnologia
Termo geral para equipamento avançado (“instrumentos”) e procedimentos que excedem as limitações da tecnologia dos Adormecidos.
Homens de Lata
Termo pejorativo usado para descrever agentes da Iteração X, sugerindo que eles são incapazes de compreender ideias e motivações humanas.
Idioma das Massas
Palavras e termos que um Adormecido entende, em vez de “nossos termos falantes”.
Jesus Branco Padrão
Um termo de zombaria para um Tecnocrata Cristão ou sua religião. Alguns operativos chamam os Budistas de “polidores de barriga” pelas mesmas razões.
Lavagem a Seco
Resolver um problema sem utilizar violência.
Místico
Um mago transgressor que usa suas ilusões de desejos falsos e comunicação com animais extradimensionais como foco para sua “mágica”. (Veja Superstição e Transgressores da Realidade).
Mordred
Um traidor de Avalon — isso é, um Tecnocrata que tenha vendido os ideais da União em favor do poder, fúria ou cobiça.
Morgana
Uma traidora de Avalon (ver Mordred); também uma bruxa pagã, cujos truques põem em risco o bem comum.
Natural
Um humano nascido e criado nas Linhas de Frente antes de sua conversão para a União Tecnocrata.
Nik
Um codinome de um agente; uma abreviatura da palavra “nickname”.
Op
Abreviatura para “operativo”; ou, em outras palavras, um agente Tecnocrata.
Polir
Usar Procedimentos Mentais subliminares.
Proletários
Termo pejorativo usado para insultar cidadãos e empregados leais.
Ratos de Laboratório
Termo pejorativo usado para descrever um teórico que tenta pouco contato com as Linhas de Frente ou reinos similares; um rato de laboratório não compreende a dura realidade da vida fora de seu santuário, e não importa com ela.
Sair com uma Ovelha
Se apaixonar ou sentir desejo por um clone. Também conhecido como “excitado por um balido” (por razões óbvias).